CAMARÃO TIGRE

Tudo Sobre o Camarão-Tigre

O camarão-tigre, também conhecido como camarão-gigante-da-malásia (Penaeus monodon), é uma das espécies de camarão mais populares e amplamente cultivadas no mundo. Originário das águas do Indo-Pacífico, este crustáceo é conhecido por seu tamanho impressionante e sabor delicioso.

No Brasil, a cidade que ficou conhecida como fonte do camarão tigre, é Tutóia no Estado Maranhão. De certo anos para os dias atuais, essa espécie de camarão, começou a se adaptar e se reproduzir nas aguas tutoienses. cidade muito conhecida por ter o camarão mais saboroso do Brasil, agora tem um dos maiores do mundo.

Segundo informações adquiridas de um dos distribuidores de camarão da cidade de Tutóia, essa espécie, não existia naquela cidade. A teoria é que alevinos se acoplaram nos cascos dos navios que viajam para o porto do Itaqui em São Luís no Maranhão, vindo de outras partes do mundo e se adaptaram ao litoral tutoiense, que não fica muito distante da rota dessa rota marítima..

Características Físicas

O camarão-tigre é facilmente reconhecível por suas listras pretas e brancas no corpo, que lembram as listras de um tigre, daí o nome. Eles podem crescer até 40cm de comprimento e pesar até 800 gramas, tornando-os um dos maiores camarões do mundo. Na foto abaixo, podemos ver um comparativo entre um camarão branco e um camarão tigre.

Habitat e Distribuição

Esta espécie é encontrada principalmente em águas tropicais e subtropicais, desde a costa leste da África até o sudeste da Ásia e norte da Austrália. Eles preferem habitats de manguezais, estuários e áreas costeiras com fundos lamacentos ou arenosos. No caso do Brasil, mais especificamente, em Tutóia no Maranhão, as condições naturais são extremamente favoráveis para a existência da espécie na região. 

Alimentação

Os camarões-tigre são onívoros e se alimentam de uma variedade de organismos, incluindo pequenos peixes, moluscos, algas e detritos orgânicos. Em ambientes de cultivo, eles são alimentados com rações balanceadas que contêm proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais essenciais para seu crescimento.

Cultivo e Importância Econômica

O cultivo de camarão-tigre é uma indústria significativa em muitos países asiáticos, como Tailândia, Vietnã, Índia e Indonésia. A aquicultura de camarão-tigre contribui substancialmente para a economia desses países, gerando empregos e exportações. No entanto, é importante que o cultivo seja realizado de maneira sustentável para evitar impactos ambientais negativos, como a destruição de manguezais e a poluição da água.

Benefícios Nutricionais

O camarão-tigre é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, como vitamina B12, ferro, zinco e selênio. Além disso, é baixo em gorduras saturadas e calorias, tornando-se uma opção saudável para incluir na dieta.

Curiosidades



  • O camarão-tigre é conhecido por sua capacidade de mudar de cor para se camuflar no ambiente.

  • Eles têm uma vida útil relativamente curta, geralmente vivendo entre 1 a 2 anos.

  • A fêmea do camarão-tigre pode liberar até um milhão de ovos em uma única desova.

  • Há relatos que hoje, Tutóia-MA, é o maior distribuidor da espécie no Brasil



Fotos: Instagram / @camara.tu

Comentários